NOTA: Conheça algumas novelas de Fernando Gaitán que foram grandes sucessos

grandes novelas escritas por Fernando Gaitán - FOTO: Divulgação/RTI


O grande escritor colombiano Fernando Gaitán entrou para a história da TV mexicana depois de produzir a novela 'Café com aroma de mulher' em 1994. A trama que tinha Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker foi um enorme sucesso comercial tanto na Colômbia, como na América Latina. No México a trama acabou sendo adaptada pela Tv Azteca - 'Cuando seas mía' protagonizada por Silvia Navarro - e pela Televisa - 'Destilando amor' em 2007 que foi protagonizada por Angélica Rivera e Eduardo Yáñez. 

Original e versões mexicanas - foto: Divulgação


O autor veio a eternizar o seu legado principalmente com a criação de 'Betty, la fea' no início dos anos 2000. Essa trama foi o que elevou seu nome internacionalmente, fazendo que Fernando Gaitán entrasse para o livro Guinness Book. Já que essa novela alcançou grandes audiências no mundo todo, sendo exibida em mais de 100 países, dublada em aproximadamente 15 idiomas e conseguindo até o momento mais de 20 adaptações espalhadas pelo mundo, incluindo a mexicana 'La fea más bella' que foi um enorme sucesso no México e no Brasil entre os anos 2006//07. 

Betty original e versão mexicana - foto: divulgação

Em 2006, Gaitán escreveu mais uma obra de grande sucesso na TV colombiana, a trama 'Hasta que la plata nos separe'. Além da trama ter feito bastante em sua terra natal, a mesma ganhou uma adaptação mexicana que também conseguiu ótimos índices para o canal da Televisa. 'Hasta que el dinero sos separe' foi protagonizada por Itati Cantoral e Pedro Fernández sendo que em 2010 a trama ganhou o prêmio TV y Novelas de melhor novela de 2009 da Televisa. 

versão mexicana e colombiana - foto: divulgação//televisa/rti

Em 2011, Fernando estreou a série 'A Corazón abierto'. Essa trama se consolidou como uma das melhores obras do autor e se tornou até então, na novela mais vista na história da televisão privada da Colômbia. 


Além destas obras, o autor foi responsável por outras tramas como 'Azúcar, 'Ecomoda', Guajira' e 'Francisco el matemático'.

O fato é que em 2012 o escritor foi honrado com o prêmio Brandon Tartikoff Legacy, oferecido pela NATPE (Associação Nacional de Executivos de Programas de Televisão dos Estados Unidos). Ele foi o primeiro latino a conseguir esse reconhecimento. 


Por fim, o mundo das novelas e da televisão latina se encontra de luto com a partida desse grande escritor, que apesar de não estar mais presente fisicamente, deixou um legado insubstituível para os amantes de boas história.

Descanse em paz Fernando Gaitán!

NOTA: Conheça algumas novelas de Fernando Gaitán que foram grandes sucessos NOTA: Conheça algumas novelas de Fernando Gaitán que foram grandes sucessos Reviewed by NM em foco on 14:37 Rating: 5

Nenhum comentário