NOVELA: Camila - México - 1998

Camila (Bibi) e Miguel (Eduardo) em Camila - foto: divulgaçãotelevisa


Camila é uma garota pobre que vive em um pequeno povoado ao lado de seu avô Genaro. Ela acaba conhecendo Miguel em uma feira do povoado e pouco a pouco acaba se apaixonando por ele. Os dois tem um romance e acabam se casando no civil, sendo que este último promete que logo eles se casarão na igreja. Os dias se passam e Camila espera que Miguel retorne ao povoado, o que acaba não acontecendo já que ele decide se casar com uma mulher chamada Mônica, tendo em vista que ele pode sair ganhando com este casamento. É por este motivo que ele não retorna da capital e manda apenas uma carta terminando tudo com Camila.  

Essa carta acaba caindo nas mãos do senhor Genaro, que enfurecido a queima e que decide ir a capital reclamar com Miguel. Sua raiva é tão forte que seu coração acaba não resistindo e ele acaba morrendo nos braços de Camila, levando assim esse segredo enterrado consigo. 

Sem saber de nada e sem nenhum parente por perto, Camila vai para Cidade do México procurar o seu esposo, que ao ter ela novamente nos seus braços, sente que é a ela quem ele ama de verdade e é por esse motivo que ele promete a si mesmo, largar Mônica. 

Eduardo e Bibi - foto: televisa/divulgação
Mônica acredita que Miguel quer acabar com a relação deles devido as diferenças econômica e por isso convence seu pai de que ele se torne sócio do seu noivo, que com a confirmação do negócio enfim se casa com ela. Assim, Miguel vive uma vida dupla já que continua com Camila e com a filha do Armando Iturralde

 Na vila em que agora Camila vive, ela acaba fazendo uma grande amizade com Dona Chayo, uma boa mulher que a trata como uma filha. É ela que acaba descobrindo a infidelidade de Miguel e que leva Camila para a igreja, no dia do casamento dele com Mônica. A protagonista fica com o coração totalmente despedaçado e por isso foge da cidade sem avisar que espera um filho dele. 

É com uma dor no coração que Camila ganha força para seguir adiante. Com sua sensibilidade, esperteza e beleza ela consegue superar todos os obstáculos que insistem em cruzar o seu caminho. Ela só não conseguia superar o amor, que ainda sentia pelo pai do seu filho.

'Camila' foi uma novela mexicana que apesar de apresentar um enredo já conhecido - tendo em vista que é um remake da novela 'Viviana' - e bem "batido", conseguiu se sair bem no México e em outros países da América Latina. De um modo geral, posso dizer que ela foi uma história tradicional que deu certo, o tipico "feijão com arroz" que tanto dava certo na TV mexicana daquela época.    .


CURIOSIDADES

SUCESSO NO BRASIL

No México, a audiência foi bem mediana, ficou em torno de 29 pontos. Já no Brasil a trama foi uma das que mais fizeram sucesso na extinta sessão "Tarde de Amor" em que o SBT exibia as tramas mexicanas. A trama que ficou no lugar de 'Maria Isabel' fechou com uma média de 11 pontos na audiência, o que foi considerado um sucesso em 2001 quando foi exibida. 



AINDA SOBRE NÚMEROS...

O mais curioso é que além da média da novela no Brasil ser considerado um enorme sucesso, a trama conseguiu alcançar pico de 21 pontos no último capítulo aqui no Brasil, o que surpreendeu na época. Além do mais, foi a primeira vez que o SBT exibiu uma trama mexicana com a abertura e música original - exigência da Televisa. 

Adicionar legenda
CIÚMES DA ESPOSA?

Bibi Gaytán, a protagonista, era casada com o também protagonista Eduardo Capetillo. Os dois eram casados desde 1994. Na época surgiram vários rumores na imprensa mexicana que apontavam que o ator morria de ciúmes da esposa com o ator Kuno Becker, que dava vida ao empresário Julio Galindo, que acabava gostando da personagem Camila. 

SEGUNDA E ÚLTIMA VEZ

"Se exagerei, não tem nada de mal, mas a verdade é que sou ciumento. Além do mais, Bibi e eu somos antiquados", teria dito o ator na época. O fato é que a novela 'Camila' foi a segunda e última novela em que a atriz atuou como protagonista - a primeira foi a novela 'Baila Conmigo'. 

AINDA SOBRE...

Bibi e Eduardo são casados até hoje (2019), ela meio que abandonou a carreira artística depois dessa novela - voltando a atuar apenas em uma participação na novela 'En nombre del amor' em 2008. Os atores tem cinco filhos.

Enrique Lizalde - foto; divulgaçãotelevisa
ATORES CONSAGRADOS

Apesar de no geral a trama apresentar um elenco fraco, sem grandes nomes expressivos, dois grandes atores da TV mexicana participaram da novela, sendo um deles o Ignacio López Tarso que deu vida ao avô da protagonista e participou dos quatro primeiros capítulos da novela e o grande Henrique Lizalde, que teve sua última participação em novelas em 'Mañana es para siempre' de 2010. Sendo que três anos depois ele veio a falecer de câncer. Enrique deixou no currículo mais de quarenta novelas, trinta filmes e várias obras de teatro.


GRANDE VILÃ

Adamari López foi sem dúvida nenhuma o maior destaque da novela, isso ocorreu devido a força de seu personagem. Recém saída da novela 'Sin ti' onde deu vida a María Elena, a atriz mostrou grande talento ao interpretar a vilã Mônica. 


FICHA TÉCNICA

ELENCO: Bibi Gaytán, Eduardo Capetillo, Kuno Becker e Adamari López. 
ANO EXIBIÇÃO: 1998 (México), 2001 (Brasil)
GÊNERO: Romance
EMISSORA: Televisa pelo Las Estrellas
CAPÍTULOS: 90
PRODUTORA: Angelli Nesma


ABERTURA







NOVELA: Camila - México - 1998 NOVELA: Camila - México - 1998 Reviewed by NM em foco on 13:50 Rating: 5

Nenhum comentário