RESENHA: Novela 'La Reina del Sul' (A Rainha do Sul - 2011)

Kate del Castillo é Teresa Mendoza em La reina del sur - Foto: Divulgação/Telemundo


Nessa primeira resenha de novelas que faço, tenho que confessar a minha reticência em arriscar nesse novo - não tão novo - gênero de novela: às narco novelas/séries. Um dos fatores que me faziam se afastar desse tipo de drama era o fato da violência e de estar acostumada com tramas mais românticas, daquelas bem clássicas dos anos 90, início dos anos 2000. Esses dois fatores foram essências para que essa pessoa que vos escreve demorasse mais de seis anos para assistir completamente uma primeira narco novela/série.

Digo seis anos pois ao mercado latino a grande percussora foi a trama 'La reina del sur', série realizada em 2011 pela Telemundo em conjunto com Antena 13 e a RTI da Colômbia que foi protagonizada pela talentosa Kate del Castillo. É bem verdade que essa produção não foi a primeira já que na Colômbia o gênero já era bem explorado, no entanto, 'La reina del sur' definitivamente foi a responsável por espalhar a "febre" das séries/novelas que abordam o tráfico e suas mazelas na América Latina, e não tinha outro jeito, eu tinha que começar por ela. 

A trama que conta a vida de Teresa Mendoza, desde seu início no México até seu apogeu como a traficante mais importante do sul da Espanha me surpreendeu desde o primeiro capítulo. "Corre Tereza... corre! foi uma das frases ditas pelo personagem El Güero (Rafael Amaya) que resume bem o destino de Teresa. Ela se tornou o que se tornou de maneira inesperada, sempre correndo de um passado que ela não podia mudar e que a assombrava de maneira assustadora e cruel.  



Duas coisas contribuíram para que a novela fosse o enorme sucesso que é até hoje; a primeira delas sem sombra de dúvida é o próprio enredo que foi baseado na obra de Arturo Pérez-Reverte, sendo adaptado pelo Roberto Stopello e Válentina Parraga. A trama que envolvia ação, suspense e drama foi contada de uma forma que não ficou nada cansativa, pelo contrário, sempre acontecia algo que fazia com que Teresa tivesse que mudar totalmente os seus planos, desde novos amores á personagens importantes que tinham seus finais decretados antes do fim da trama.  Com apenas 63 capítulos, 'La reina del sur' deixou aquele gosto de que poderia ter mais e que ainda sim, o que foi apresentado foi suficiente. 


O segundo fator que contribuiu para o bom desenvolvimento da trama sem dúvida nenhuma foi a escolha do elenco - que envolvia atores de várias partes do mundo - e suas interpretações excepcionais. O que dizer de Kate del Castillo na pele de Teresa Mendoza? Simplesmente magistral! Definitivamente foi o personagem mais forte que a atriz interpretou e onde ela pode pôde demonstrar toda sua versatilidade como atriz. Confesso que já conhecia o trabalho da Kate pela novela 'La mentira' mas tenho que dizer que ela me conquistou ainda mais com esse personagem. Acho que até hoje as duas se confundem, o quanto de Kate existe em Teresa e o quanto desta existe em Kate?  É uma boa pergunta. Além da protagonista devo dizer que a atuação de Salvador Zerboni como o Ramiro (El Ratas) estava "animal", é impossível não o odiar e querer que ele partisse para o quinto dos infernos logo. rs Devo dizer que Cristina Urgel como a 'Tenente' O´Farrell, Humberto Zurita como Epifanio Vargas e Alberto Jíménez como Oleg Yasikov foram outros grandes destaques da novela que, também marcou por ser a produção mais cara já realizada pela Telemundo - onde foram gastos mais de 10 milhões de dólares. 



Uma das grandes criticas em relação ás narco novelas é o fato de que, teoricamente, ela glamoriza o mundo do tráfico e a violência que assola os países em desenvolvimento. Eu concordo até certo ponto, mas no caso de 'La Reina del sur' não vejo essas perspectivas tão presente. O que eu vi foi uma história de uma mulher que luta para sobreviver em um mundo que nunca foi fácil para ela... sobrevivência, acho que é a palavra chave. Teresa luta para sobreviver e torcemos apenas para que ela consiga chegar bem e viva no final, não acho que seja uma inversão de valores... são apenas os tons de cinzas que estão presentes nas nossas vidas.


Já reparou que depois de tanto, não falei basicamente nada dos "mocinhos" que fazem parte da trama? El Güero e El Gallego (Iván Sánchez) foram importantes na vida de Teresa mas é um fato que a história é dela e a personagem em si tem bastante força para  deixar apenas na lembrança, os bons momentos em que os personagens estiveram presentes em sua vida. 

'La Reina del Sur' é uma narco novela com personagens muito bem caracterizados e interpretados e com um enredo enxuto que conquistou milhões de telespectadores pelo mundo e que me surpreendeu do início ao fim. Eu recomendo bastante para aqueles, que como eu, nunca deram uma chance a uma novela do gênero. Em 2019 deve estrear a segunda temporada da novela e eu só espero continuar me surpreendendo. 

RESENHA: Novela 'La Reina del Sul' (A Rainha do Sul - 2011) RESENHA: Novela 'La Reina del Sul' (A Rainha do Sul - 2011) Reviewed by NM em foco on 16:57 Rating: 5

Nenhum comentário