NOVELA: Saiba mais sobre Canavial de paixões e as versões mexicanas

Fotos: Divulgação

'Canavial de Paixões' foi a primeira novela que a atriz Bianca Castanho protagonizou no SBT. A trama foi exibida entre os anos de 2003/04, tendo um total de 115 capítulos. A trama foi escrita por Henrique Zambelli e Simone Boer, sendo um remake da novela mexicana 'Cañaveral de pasiones', que é uma trama de Humberto Zurita e Chistian Bach, baseada em um texto da grande escritora Caridad Bravo Adams.

O melodrama conta à história de Clara Feberman Santos, uma garota que mora em um povoado cercado por canaviais. Ainda criança, fez amizade com Paulo, João de Deus e Mirela. Teresa, a mãe de Paulo nunca concordou que ele tivesse uma amizade com a filha de Débora, pois desconfiava que a mesma era amante de seu marido, Amador. Quando a mãe de Clara morre, sua irmã Raquel acaba se casando com o cunhado e faz o mesmo duvidar da paternidade de Clara, por esse motivo, o mesmo acaba sendo um pai bem ausente.

15 anos se passam e vemos como o casamento de Amador e Raquel se tornou um fiasco. João de Deus se torna o responsável pelo canavial, Clara se transforma numa linda moça que nunca esqueceu de seu grande amigo de infância que foi estudar fora. Falando nele, Paulo acaba retornando ao povoado. Assim, causando uma grande reviravolta na vida dele, na de Clara, no João de Deus e na Mirela.

Apesar de assistir algumas coisas, não lembro muito dessa versão, era bem pequena e preferia dar atenção as novelas infantis.  Confesso que o que tenho mais vivo na memória é a abertura com a música 'Incêndio no canavial' na voz de Moacyr Franco e Chitãozinho e Xororó e a cena em que Paulo leva Clara da igreja. rs

Juan Soler, Daniela Castro e Francisco Gattorno / Foto: Divulgação/Televisa

Cañaveral de pasiones (versão mexicana original)

A versão original foi realizada em 1996 pela Televisa, sendo produzida por Humberto Zurita e Christian Bach. A mesma foi produzida para o horário das 17 horas, no entanto, com o sucesso a trama logo foi remanejada para o horário nobre, as 21:30.

A novela é baseada no texto de Caridad Bravo Adams, no entanto, foi adaptada por María del Carmen Peña e José Cuauhtémoc Blanco. Teve Daniela Castro e Juan Soler como protagonistas e Francisco Gattorno e Patricia Navidad como co-protagonistas.


Mark, Livia, David e Angelique - Foto: Divulgação
Abismo de pasión (versão mexicana de 2012)

'Abismo de pasión' foi a nova versão de Cañaveral de pasiones feita pela Televisa em 2012. A trama contou com Angelique Boyer e David Zepeda como protagonistas e Mark Tacher e Livia Brito como co-protagonistas. Além desses atores, a trama produzida pela Angelli Nesma contou com as participações de Sabine Moussier, Altair Jarabo, Blanca Guerra, Alejandro Camacho e Esmeralda Pimentel. 

Por ser a versão mais recente e de ter sido exibida no Brasil ainda em 2016 pelo SBT é a versão que mais me agrada. Amo da música de abertura - que foi traduzida ao português e cantada pelo estreante Léo Nascimento - ao elenco, especialmente a personagem da Sabine Moussier, que se tornou uma das minhas vilãs favoritas das telenovelas mexicanas.


NOVELA: Saiba mais sobre Canavial de paixões e as versões mexicanas NOVELA: Saiba mais sobre Canavial de paixões e as versões mexicanas Reviewed by NM em foco on 00:29 Rating: 5

Nenhum comentário