NOVELA: Valentina - 1993

Verónica Castro - Foto: Televisa/Divulgação

A novela mexicana 'Valentina' de 1993 tem como protagonista a atriz Verónica Castro que dá vida a gêmeas, foi nesta novela que seu irmão, José Alberto "El güero" Castro, estreou como produtor.

A trama conta à história de Valentina Isabel Montero (Verónica Castro), uma jovem entusiasta que depois de se formar em hotelaria na capital mexicana, encontra trabalho em Isla Escondida, lugar onde nasceu. Empreendedora, ela está disposta a alcançar os seus sonhos, mesmo que o destino insista em colocar algumas barreiras para dificultar o seu caminho. 

Neste paradisíaco lugar vive Fernando Alcántara (Juan Ferrara), um homem rico e inteligente que está casado com Leticia (Dobrina Cristeva), que o trai com o seu melhor amigo. Sua vida muda totalmente depois de sofrer um atentado que afetou a sua memória, o fazendo esquecer totalmente de seu passado. O que faz com que a ambiciosa Déborah Andrade ( Blanca Guerra) o manipule ao seu querer . 

Juan e Véronica - Foto: Televisa
Valentina e Fernando se conhecem de uma maneira inesperada e logo se sentem atraídos um pelo outro, mas ela logo percebe que por trás desse homem há um mistério que a desconcerta e até a assusta. Além disso, ela tá iludida com um homem romântico e tranquilo chamado Maurice (Mario Iván Sánchez) , que demonstra ter um interesse nela. Sem falar que Déborah não pensa em ficar de braços cruzados ao ver que Alcántara pode se envolver com Valentina. 

O único que percebe a maldade de Déborah é o menino Toñito, o órfão que sonha que Fernando e Valentina um dia fiquem juntos e se convertam em seus pais. No entanto, ele não sabe o que fazer para desmascarar a horrível mulher que conta com um grande aliado: Victor Luján.

Apesar de todas as dificuldades, o casal consegue chegar ao altar para enfim selar seu amor, mas de novo a tragédia cai sobre eles. Assim, chega então Valentina de Los Ángeles, a gêmea dela...

Verónica Castro é Valentina - Foto: Televisa

CURIOSIDADES 

MUDANÇAS INESPERADAS

A audiência da novela não ia lá muito bem por isso o diretor principal das novelas da Televisa na época, Valentin Pimstein, decidiu que a trama deveria ser mudada. Muitos atores viram seus personagens chegarem ao fim, que no caso da protagonista, viu o fim da hoteleira dar lugar a popular taxista Valentina de Los Ángeles, a irmã gêmea.

OS ESCOLHIDOS

Na época, Verónica Castro era a grande estrela máxima das novelas e isso lhe garantia alguns pequenos poderes (sem falar que a trama era produzida pelo seu irmão). Uma das coisas que ela foi responsável foi por escolher os atores com quem iria se envolver na trama. Sobre o ator Juan Ferrara que deu vida ao Fernando, ela falou: "Já tinha feito teatro com Juan mais não novelas. Mesmo que eu tivesse proposto isso várias vezes e ele sempre negou... até que chegou essa história". Já sobre o Maurice (interpretado pelo Mario Iván Sánchez ela disse: "Eu escolhi Mario porque é um ator especial que tem tido trabalho de começar (a atuar)  e que está lutando muito", relembrou a atriz.

 
Foto: Televisa
A RAINHA DA SALSA... NA NOVELA


Quem conhece o ritmo da salsa é provável que já tenha escutado algumas das músicas da cantora Celia Cruz. Considerada como a rainha da salsa, Celia deu vida a Lecumé, a babá de Déborah que acredita em magia branca. Quando ela se dá conta de que a sua senhora é malvada, ela trata de ajudá-la. Foi a primeira vez que Celia atuou na Televisa.


FICHA TÉCNICA  

ELENCO: Verónica Castro, Juan Ferrara, Rafael Rojas, Blanca Guerra, Diana Golden, etc...
ANO EXIBIÇÃO: 1993/94 (México) 
GÊNERO: Drama/Romance
EMISSORA: Televisa pelo Las Estrellas
CAPÍTULOS: 160
PRODUTOR: José Alberto "El güero" Castro

ENTRADA


NOVELA: Valentina - 1993 NOVELA: Valentina - 1993 Reviewed by Nathalia Silva on 10:19 Rating: 5

Nenhum comentário