NOVELA: El alma no tiene color - 1997

Foto: Divulgação Televisa


El alma no tiene color' é uma novela mexicana produzida pela Televisa em 1997 sob a responsabilidade do produtor Juan Osório. A novela que teve os atores  Laura FloresArturo Peniche como protagonistas mostrou que a cor da pele não é importante quando existe amor e que quando as pessoas estão dominadas pelas mentiras até a paixão mais arrebatadora pode se transformar em ódio. Isso quem sofre é Guadalupe (Laura Flores); que nesta produção começa com a relação clandestina do seu pai Humberto (Carlos Cámara) e sua mãe Macaria (Célia Cruz), que é empregada da família.  

Guadalupe Roldán se vê obrigada a deixar seu namorado de toda a vida, Luís Diego, para se casar com o rico empresário Lisandro del Álamo, para assim livrar o seu pai da ruína. Mesmo que sinta que jamais o amará, com o tempo ela descobre que seu marido é um homem de bons sentimentos e assim decide consumar seu casamento. Ele que sempre se mostrou paciente com ela fica muito feliz quando ambos decidem tentar ter um relacionamento de fato e que tudo se concretiza quando ela anuncia que está grávida. No entanto, a alegria dura pouco.

Lisandro morre de raiva quando a filha deles nascem pois ela tem uma filha negra e ele a acusa de o ter traído. Guadalupe não entende o que aconteceu pois ela não sabe que na verdade ela é filha de Macaria, a empregada negra que a criou. Macaria por sinal, tenta falar a verdade mais o pai da protagonista a proíbe de contar a verdade.  

Nesse contexto, Lisandro acaba desprezando Guadalupe e dorme com Ana Luísa, a prima da sua esposa que sempre a invejou. Assim, Guadalupe ver que o seu esposo se afasta a cada dia e observa a ambiciosa mulher se converter na nova senhora Del Álamo, o que ela não imagina é que o destino prepara grandes surpresas... inclusive um novo amor.
 
Arturo Peniche e Laura Flores - Foto: Televisa/Divulgação

'El alma no tiene color' é uma trama que se destaca por trazer uma mensagem contra o preconceito racial, algo raro nas novelas mexicanas até os dias de hoje. A novela até hoje é lembrada pelo final, diferente dos  tradicionais dramalhões.

CURIOSIDADES

ORIGEM

'El alma no tiene color' foi uma novela inspirada no filme mexicano Angelitos Negros de 1948. Na década de 1970 o produtor Valentín Pimstein converteu um roteiro para as novelas que contou com os atores Silvia Derbez, Alicia Rodríguez e Manuel López Ochoa.

NO BRASIL 

A trama chegou a ser exibida no Brasil entre os anos de 2001-2002.

ELENCO 

Além de Laura Flores e Arturo Peniche a trama contou com as atuações de Patricia Navidad, Kuno Becker e Aracely Arámbula 




FICHA TÉCNICA


ELENCO: Laura Flores, Arturo Peniche, Lorena Rojas, Osvaldo Sabatini, etc.

ANO EXIBIÇÃO: 1997 (México) e 2001-02 (BRASIL)

GÊNERO: Drama/Romance

EMISSORA: Televisa pelo Las Estrellas
CAPÍTULOS: 100
PRODUTOR: Juan Osorio

NOVELA: El alma no tiene color - 1997 NOVELA: El alma no tiene color - 1997 Reviewed by NM em foco on 20:49 Rating: 5

Nenhum comentário