NOTA: Morre Delia Fiallo, autora de grandes clássicos latinos

Delia Fiallo criadora de grandes clássicos - Foto: Divulgação


O mundo das novelas latinas perdeu mais uma grande personalidade que fomentou e teve um papel importantíssimo no mundo das novelas, aos 96 anos de idade, a escritora e roteirista Delia Fiallo partiu desse mundo hoje (29/06), é o que informa o site People en español

 

Fiallo, conhecida como “A mãe das novelas”, foi pioneira em seu gênero e começou a escrever radionovelas em 1950, sendo que sete anos depois ela foi para as novelas por episódios. A ela devemos clássicos inesquecíveis como 'Esmeralda', 'Kassandra', 'Cristal', 'Peregrina', 'Mar de Amor' e 'O Privilégio de Amar'. 

 

"Saímos de Cuba em 23 de dezembro de 1966. Imagine, os meninos chorando por seus travesseiros, seus cachorros, todas as coisas das quais estávamos renunciando para sempre. E decidimos ficar aqui em Miami", disse Fiallo ao Chicago Tribune em 2018.

 

"Quando a televisão chegou, escrevi para a televisão. Mas em Cuba não se escreviam novelas de continuidade. Eram unitárias", disse Delia naquela ocasião sobre seu início na televisão. “Eu escrevi um programa chamado 'Miércules de amor Palmolive'. Um dia minha produtora me disse 'o que você acha se você escrevesse um romance de continuidade, como uma novela americana'. E então eu escrevi a primeira história de continuidade em toda a América Latina, que foi chamada de 'Hasta que la muerte nos separe'".


 

Até agora, o motivo de sua morte não foi revelada, o importante é que sua filha revelou que ela "morreu em paz e rodeada de entes queridos". Descanse em paz.




NOTA: Morre Delia Fiallo, autora de grandes clássicos latinos NOTA: Morre Delia Fiallo, autora de grandes clássicos latinos Reviewed by NM em foco on 22:12 Rating: 5

Nenhum comentário