NOVELA: Ramona - 2000

Foto:Divulgação/Televisa


'Ramona' é uma novela mexicana produzida por Lucy Orozco para a Televisa que estreou no México em 2000. A trama foi protagonizada por Kate del Castillo e Eduardo Palomo, com a participação antagônica de René Strickler e Sergio Sendel.

Em 1987, 20 anos depois que a Califórnia passou a ser território dos Estados Unidos depois que o México perdeu a guerra, ainda se tem batalhas sanguinárias entre antigos e novos povoadores. Neste cenário se desenvolve a história de Ramona Morena Gonzaga, uma jovem mulher que volta a sua terra depois de que o convento no qual a sua família a instalou foi fechado.

Foto: Televisa
A menina deseja reencontrar toda sua família desde dona Ramona, sua mãe, Martha que foi sua babá e seu irmão Felipe, que inexplicavelmente nunca a visitaram.

A ponto de chegar na fazenda de sua família, ela conhece o índio Yahi Alejandro de Asís com quem fica fascinada. Com ele também acontece o mesmo e, como sabem que seu amor não será bem visto por pertencerem a mundos diferentes, decidem viverem seu amor ás escondidas.

Ramona vive um sonho e não consegue esconder seus sentimentos para seu irmão Felipe, a quem torna seu confidente. O que ela não sabe é que desde a sua chegada ele vive atormentado pois descobriu uma certa atração imprópria por sua irmã.

O casal logo será descoberto pela mãe da mocinha, que jura que um dia irá separá-los, seja a que preço for. Ainda se fosse pouco, Manuela, filha da bruxa do povoado, está obcecada pelo Alejandro e fará o impossível para seduzi-lo. Este, além do mais, terá que enfrentar Jack Green, um homem sem escrúpulos que se alto proclamou comissário e que está empenhado em acabar com sua tribo.
 
René, Kate e Eduardo - Foto: Divulgação/Televisa
CURIOSIDADES

PRIMEIRA... E ÚLTIMA VEZ

A atriz Kate del Castillo até então, nunca tinha atuado em uma história de época, ao contrário de seu colega de trabalho  Eduardo Palomo, que em 1993 interpretou o personagem Juan del Diablo na novela 'Corazón Salvaje'. Ramona foi a última novela do galã, que viria a falecer três anos depois, vítima de um infarto.

PREPARAÇÃO I

Quem se preparou bastante para o trabalho foi a atriz Paty Díaz, que interpretou a personagem Carmen, a fiel amiga da protagonista. "Li livros sobre diversas tribos e falei muito com a historiadora da equipe. O que mais gostei foi que a produção refletia fielmente a vida dos índios. As decorações, as paisagens... Tudo era maravilhoso. As fogueiras eram de verdade, agente que fazia, e tive que andar descalça", lembrou a atriz.
 
Paty Diaz - Foto: Televisa
PREPARAÇÃO II

Já o galã da trama comentou que "Antes de começar a gravar, visitei vários museus além de ter documentários e filmes sobre o tema. Me interessei pela história porque ela aprofundou sobre os preconceitos raciais e deixa claro que para o amor todos somos iguais", refletiu o mesmo. 

AMBIENTAÇÃO

Para recriar a época, a equipe contou com a historiadora Carmen Saucedo, que aconselhou sobre os costumes dos índios e colonos, e sobre os figurinos. Seguindo suas instruções, a fazenda de Ramona e o assentamento indiano de Alejandro foram construídos nos estados mexicanos de Durango e Hidalgo. Para a gravação de algumas cenas foram utilizados mais de cem extras, dezenas de cavalos, ovelhas, sapos e até cobras.

ABERTURA




FICHA TÉCNICA

ELENCO: Kate del Castillo, Eduardo Palomo, Helena Rojo, René Strickler, Sergio Sendel, Antonio Medillin, etc.
ANO EXIBIÇÃO: 2000 (México) 
GÊNERO: Romance
EMISSORA: Televisa pelo Las Estrellas
CAPÍTULOS: 69
PRODUTOR:  Lucy Orozco

NOVELA: Ramona - 2000 NOVELA: Ramona - 2000 Reviewed by Nathalia Silva on 14:17 Rating: 5

Nenhum comentário