NOVELA: 'Laberintos de pasión' (Labirintos de paixão - 1999)

César Évora, Leticia Calderón, Mónika Sánchez e Francisco Gattorno - foto: divulgação/televisa

'Laberintos de Pasiones' (Labirinto de paixões no Brasil) foi uma novela mexicana produzida pela Televisa, exibida no canal Las Estrellas em 1999. A trama era baseada em 'Estafa de amor', uma história de Caridad Bravo Adams. Sendo escrita por María del Carmen Peña e Cuauhtémoc Blanco foi produzida por Ernesto Alonso.

A novela conta à história de Julieta, uma jovem que mora com seu avô, Miguel Valderrama, em um pequeno povoado. Ela é amiga de Pedro e Cristóbal, filhos de Genaro Valencia, um cara muito rico da região. Genaro se opõe a relação dos seus filhos com Julieta pois considera o avô da menina o seu principal inimigo já que este se nega a vender suas terras. O sonho dele é aumentar as terras de sua fazenda que conseguiu graças ao casamento com Sofía. 

Sofía sempre é desprezada pelo marido, sem falar que ela nem imagina que ele a trai com Carmina, sua prima má que mora com eles. Um dia, Genaro cansado das negativas de Miguel acaba ordenando que capangas o matem. 

Monica, Francisco e Leticia - Foto: Televisa
Ao mesmo tempo, Gabriel Almada - um pintor que descobre que Sofía sofre nas mãos de Genaro e que sempre foi apaixonado por ela - retorna ao povoado disposto a lutar pelo seu antigo amor. 

Miguel acaba morrendo em um incêndio forjado que se propaga em sua casa e Gabriel decide cuidar de sua neta, Julieta. Sofía também não se esqueceu do seu primeiro amor e por isso decide fugir de casa, no entanto, Genaro acaba descobrindo e a mata. Não satisfeito ele ainda joga a culpa do crime nas costas de Gabriel e se casa com a prima da sua já falecida esposa.

Fugindo das acusações, o pintor e sua protegida vão embora do povoado, voltando anos depois. Julieta então se dá conta que sua amizade com Pedro na verdade é amor, mais não pode revelar já que ele se encontra comprometido com uma jovem chamada Nadia, sobrinha de Carmina que está casada com Genaro. Além disso Gabriel se declara e ela então fica dividida entre o amor de um jovem que ela sempre pensou amar e um homem mais velho que ela só o via como seu protetor. 

'Laberintos de pasión' é uma trama muito bem produzida que encantou cada vez que foi adaptada. A versão de 1999 é a mais relembrada e foi sem dúvida a que mais fez sucesso. Com um grande elenco nas mãos, Ernesto Alonso mostrou os motivos que o levaram a ser chamado "Señor telenovela".


César Évora, Leticia Calderón  e Francisco Gattorno - foto: divulgação/televisa


FICHA TÉCNICA

ELENCO: Leticia Calderón, Francisco Gattorno, César Évora, Mónika Sánchez e Azela Robinson.
ANO EXIBIÇÃO: 1999 (México)
GÊNERO: Drama/Romance
EMISSORA: Televisa pelo Las Estrellas
CAPÍTULOS: 80
PRODUTOR: Ernesto Alonso


CURIOSIDADE

"RAPOU" TUDO

Nos Prêmios TV y Novelas de 2000 a trama saiu como a grande vencedora, levando os prêmios de melhor telenovela, melhor ator e atriz protagonista, melhor vilão e vilã, melhor ator de reparto, melhor tema musical e melhor escritor. 



Erika Buenfil e Frank Moro - foto: divulgação/televisa
MESMA HISTÓRIA E PRODUTOR

Além de 'Laberintos de pasión', Ernesto Alonso produziu a original de 1961 que foi protagonizada por Amparo Rivelles e que se chamou de 'Estafa de amor'. Depois ele produziu o primeiro remake dessa história que foi protagonizada por Maricruz Olivier e Enrique Lizalde, e posteriormente outro remake chamado 'El engaño' que também foi baseada nessa história e que teve Erika Buenfil e Frank Moro como protagonistas. 



corazón que miente - foto: televisa
ÚLTIMO REMAKE

Depois da morte do produtor Ernesto Alonso, a Televisa preparou e exibiu o até então, o último remake dessa história. A trama foi exibida em 2015 e se chamou 'Corazón que miente' e contou com as atuações de Diego Olivera, Thelma Madrigal, Pablo Lyle e Dulce María. 


MÃE E FILHO

Claudio Reyes foi um dos diretores da novela. Ele era filho da grande atriz María Rubio. Ele acabou vindo a falecer em 2017 em um acidente de carro aos 53 anos e sua mãe, que estava afastada das novelas por problemas de saúde desde 2011, acabou vindo a falecer em março de 2018, quatro meses após a morte do filho.


ABERTURA





NOVELA: 'Laberintos de pasión' (Labirintos de paixão - 1999) NOVELA: 'Laberintos de pasión' (Labirintos de paixão - 1999) Reviewed by NM em foco on 18:00 Rating: 5

Nenhum comentário